segunda-feira, 28 de abril de 2008

Roda dos Alimentos

A roda dos alimentos foi criada na década de 70 no âmbito da Campanha de Educação Alimentar "Saber comer é saber viver",e nãoé mais do que uma representação gráfica cuja gunção é ajudar-nos a escolher e combinar os alimentos que devem fazer parte da alimentação diária.

A sua forma circular divide-se em segmentos de diferentes tamanhos que se designam grupos alimentares. Com a introdução da nova e tão badalada roda dos alimentos, introduziu-se também o conceito de porção para que seja mais fácil escolher a quantidade de alimentosa ingerir.

A nova roda dos alimentos é composta por 7 grupos de alimentos, os grupos apresentam diferentes dimensões cuja finalidade é indicar a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária, aqui ficam asporções que devem ser consumidas dos diferentes grupos de alimentos.

Cereais e derivados, tubérculos-4 a 11 porções
Hortícolas-3 a 5 porções
Fruta-3 a 5 porções
Lacticínios-2 a 3 porções
Carnes, pescado e ovos-1,5 a 4,5 porções
Leguminosas-1 a 2 porções
Gorduras e óleos-1 a 3 porções

Embora a água não tenha um grupo, encontra-se posicionada no centro, uma vez que esta representada em todos os outros grupos porque faz parte da constitituição de quase todos os alimentos.

A água, o bem essencial à vida, deve consumir-se diariamente entre 1,5 a 3 litros.


Sem comentários: