domingo, 20 de abril de 2008

Alimentação e o cancro prostático


Um novo estudo de revisão publicado na revista Nutrition Reviews apurou que uma dieta rica em fruta e vegetais pode ajudar a prevenir o aparecimento do cancro da próstata ou a diminuir a velocidade da sua disseminação. Da mesma forma, uma alimentação estilo ocidental, rica em gordura animal e produtos lácteos pode aumentar o risco de desenvolvimento da doença.
Nas primeiras fases da doença a sua velocidade de desenvolvimento pode diminuir se for praticada uma alimentação rica em fibra vegetal, certos oxidantes e isoflavinas da soja.
Segundo a principal responsável pelo estudo, Dr.ª Susan Berkon, o consumo de fibras e outros nutrientes podem afectar o cancro da próstata na medida em que alteram o nível de certas hormonas, como a testosterona e a insulina, que contribuem para o seu desenvolvimento.
Também, segundo o estudo, os ácidos gordos ómega-3, que se encontram em certos peixes gordos e vários alimentos vegetais (sementes de linhaça, óleo de canola…), ajudam a diminuir a avanço do cancro prostático.

Sem comentários: