terça-feira, 4 de março de 2008

AÇÚCAR? OU ADOÇANTE?

Sabia que o adoçante pode provocar um maior aumento de peso que a ingestão de açúcar!?

Parece estranho,mas na realidade, o adoçante que por vezes se pede em vez do comum açúcar para tomar o cafezinho,pode engordar mais!
A explicação para este facto está na estimulação que a sacarina (vulgar adoçante) provoca no sistema digestivo,nomeadamente para a ingestão de uma grande quantidade de calorias. Se estas calorias não são ingeridas, o organismo fica desregulado e, consequentemente, pede mais comida ou queima menos calorias, o que provoca gradualmente um aumento de peso.
Esta informação foi fornecida pela revista científica "Behavioral Neuroscience".

4 comentários:

sara disse...

Olá!
Então se é assim porque é que certos nutricionistas recomendam o adoçante em vez do açucar? A mim, pelo menos, aconteceu isso... Mas se é assim não tem lógica... Digo eu! :-)
Gostava que me explicassem isto.. Obrigada...

Água na Boca disse...

Vou tentar saber a explicação para isso e em breve tentarei esclarecer a tua dúvida!

Anónimo disse...

Parabéns por este Blog interessante! Tendo eu um familiar bem próximo, diabético, fiz uma pesquisa no google procurando saber algo sobre a temática dos adoçantes. Fiquei bastante satisfeito pela informação aqui dada, pois até agora, eu associava o uso dos adoçantes como benéfico para qualquer pessoa.

Água na Boca disse...

Em resposta à questão aqui deixada pela Sara, não poderei dar grandes explicações para o facto de lhe terem recomendado adoçante em vez do açúcar.
Uma realidade, é que,embora estudos recentes afirmem que é mais aconselhável o consumo de açúcar face ao adoçante, a comunidade científica ainda não chegou a um consenso relativamente a esse facto.