segunda-feira, 10 de Março de 2008

Tipos de nutrição

Existem diferentes tipos de nutrição, o tipo de nutrição mais frequente é a nutrição oral. Esta é caracterizada pela ingestão dos alimentos. Para que seja possível recorrer a este tipo de nutrição, é essencial que o doente mantenha a capacidade de ingestão dos alimentos.
Quando não é possivel recorrer á nutrição oral, pode recorre-se á nutrição entérica ou nutrição parentérica.

Nutrição entérica é a designação genérica dada a todo o tipo de nutrição por sonda, logo é uma nutrição artificial. A nutrição entérica exige absorção, mas ultrapassa a ingestão e a mastigação. Os nutrien
tes são administrados, sob a forma líquida, em diversos locais do tubo gastrintestinal por intermédio de sondas.
As situações mais frequentes de aplicação de nutrição entérica são as da perturbação da deglutição e/ou mastigação, cirurgias do aparelho digestivo, problemas estomatologicos, anorexia, geriatria, convalescença após operações graves, HIV, escaras de decúbito, doentes do foro oncológico e, grandes queimados.

Nutrição parentérica constitui uma forma de administração de nutrientes por via endovenosa, ou seja, os nutrientes são administrados numa veia. Esta é destinada a situações nas quais o tubo gastro-intestinal está impedido de digerir ou absorver de forma permanente ou temporária a quantidade de nutrientes necessária a prevenir ou corrigir a malnutrição. É uma alternativa para administrar nutrientes a doentes incapazes de realizar a digestão gástrica e/ou a sua absorção intestinal.
Adaptado do site da "Associação Portuguesa Contra a Leucemia"

3 comentários:

Anónimo disse...

Nossa, adorei o conteudo, completinho.

Anónimo disse...

eu gostei mt,eu gostaria de gostar de vc sentando no pau do jegue

Anónimo disse...

yo gosto mucho,but i like you sent out in the dick og jegue