segunda-feira, 24 de março de 2008

A alta ingestão de gordura está relacionada à etiologia do cancro?

A resposta à 2ª sondagem é SIM.

As gorduras podem contribuir para o aparecimento de cancros. Pois vão exercer influência sobre o sistema imune e sobre a síntese de prostaglandinas, afectando, dessa forma, o crescimento do tumor.

Também pode estar associada de maneira indirecta com este tipo de doença, por induzir a obesidade, que é um factor de risco para o aparecimento de cancros. Um estudo realizado acerca da mortalidade por cancro e o padrão alimentar nas diferentes localizações geográficas permite verificar a relação entre os tipos de gordura (particularmente os ácidos gordos saturados e insaturados) e o cancro, porém os resultados são controversos. De maneira geral, a redução na ingestão total de gordura, já contribui para a redução da mortalidade induzida por esta doença, para a população em geral.

Há muitos trabalhos que indicam que o consumo aumentado da gordura está relacionado com a etiologia do cancro, como no trabalho realizado em modelo experimental de Kolonel, que mostrou que o aumento da ingestão de gordura está relacionado com o crescimento de tumores de mama e cólon, e o inverso, a redução no consumo de gordura, diminuiu o tumor. Por outro lado, há trabalhos que não controlam a ingestão calórica total e a ingestão de gordura separadamente, deixando em dúvida se os resultados estão relacionados com a ingestão energética total, mais que o consumo de gordura. Além disso, os resultados de estudos realizados em modelos experimentais são muito variáveis, não podendo ser transferidos directamente para humanos. Ainda assim, segundo as recomendações da Sociedade Americana de Cancro, do Instituto Nacional de Cancro norte-americano e da Associação Norte-Americana de Cardiologia, é prudente manter uma ingestão de gordura dietética entre 20% e 25%

Sem comentários: