sexta-feira, 2 de maio de 2008

Celulite...O terror das mulheres...




Com a aproximação do verão, começa a preocupação com o corpo,e umas das grandes dores de cabeça do sexo feminino é o efeito «casca de laranja»,verificado principalmente nas ancas,coxas e joelhos.

Mas,mais do que uma questão de estética, a presença de celulite é também uma questão de saúde, isto porque a sua origem está associada a uma circulação sanguínea insuficiente. Esta circulação deficiente provoca uma diminuição de trocas entre o sangue e as células que ficam sobrecarregadas de gordura, água e toxinas, formando nódulos celulíticos.

Uma vez que estamos perante uma sociedade cada vez mais sedentária, a maneira mais prática de combater a celulite, é recorrer aos inúmeros cremes anti-celulíticos que prometem milgres existentes no mercado. Eles não são propriamente ineficazes, contudo, é importante referir que a maioria deles apenas penetra na na pele em cerca de 0,5mm, e a celulite instalada pode ir além disso. Têm a vantagem de levar a pessoa a massajar o corpo, activando assim a circulação sanguínea nessa zona.

Por isso,aqui ficam alguns conselhos para evitar o «efeito casca de laranja»...

- Não usar roupa demasiado justa ou apertada na cintura, porque dificulta a microcirculação, retenção venosa e a digestão;
- Não usar cintas,uma vez que impedem o retorno venoso e favorecem a acumulação de líquido nas pernas.
- Não usar botas ou meias apertadas que funcinam como um garrote e impedem a circulação.
-Não usar saltos muito altos. O facto da planta do pé não assentar no chão impede que cumpra o seu papel de bomba e impulsione devidamente o sangue no sentido do coração.
-Beber água (1,5 a 2 litros por dia);
-Fazer exercício físico que movimente os músculos das pernas;
- Evitar alimentos que potenciam o seu parecimento : gorduras, fritos e bebidas açucaradas;
- O tabaco também é para evitar a 100%;

Não se esqueçam... Mais do que estética, a celulite é também uma questão de saúde...Por isso,cuidado!!

Sem comentários: